sábado, 2 de abril de 2016

AMBIENTE: O centenário dos plátanos da Alameda

Numa época em que o administrador do concelho, vulgo presidente do órgão Câmara Municipal, a pretexto de obras de requalificação, manda abater árvores com algumas dezenas de anos (Boqueirão, Cevadeira e Devesa) urge lembrar aqui aqueles que há 100 anos e em plena Monarquia, tiveram vistas largas e mandaram plantar os plátanos do Rossio. Lembrança e homenagem ao Dr. Mário Augusto de Miranda Monteiro, presidente da Câmara e deputado da Nação, com o nome perpetuado numa das ruas da vila, o antigo Canto do Adrião.
Os plátanos do Rossio (actual Praça da República) foram plantados há 100 anos e para que não restem dúvidas, os documentos aqui se transcrevem. Para que conste e se lembre o inalienável dever de preservar o património que é de todos. (Será?)
ARBORIZAÇÃO DO ROSSIO (I)
- Carta ao Director das Obras Públicas deste Distrito
Pretendendo esta Camara proceder à arborização de parte do Rossio desta villa, rogo a Vª Exª se digne dizer-me se nos viveiros, a cargo da direcção das Obras Públicas deste distrito, existem plantas que possam ser fornecidas para tal fim. No caso afirmativo, peço a Vª Exª se digne indicar-me as especies de arvores disponiveis, seus preços e locaes onde ellas se acham.
Deus guarde a Vª Exª. / Niza,10 de Dezembro de 1909
O presidente da Camara: Mário Miranda Monteiro
ARBORIZAÇÃO DO ROSSIO (II)
- Ao Director das Obras Públicas do distrito de Portalegre
Esta Camara está procedendo à plantação de arvores no Rocio desta villa, junto da estrada que, do Tejo conduz a Alpalhão na qual se acham arvores caducas, que convém serem substituidas por outras eguaes às que no terreno municipal se estão plantando do que resultará o aformoseamento não só do largo como da estrada. Neste intuito pois, peço a Vª.Exª em nome desta Camara a precisa auctorização para a substituição das arvores a que alludo, com a maxima brevidade possivel, visto que as arvores a plantar vieram de fora, ha já alguns dias e podem inutilizar-se com a demora da plantação. É este um melhoramento local inadiavel e para a realização do mesmo de muito servirá o apoio que esta municipalidade espera encontrar em Vª Exª.
Deus guarde Vª Exª. / Niza, 7 de Março de 1910
O presidente da Camara: Mário Miranda Monteiro