domingo, 17 de abril de 2016

MEMÓRIA: Subsídios para a História dos Bombeiros de Nisa (1)

Uma Associação prestes a completar 100 anos de existência
A criação dos Bombeiros Voluntários de Nisa remonta ao ano de 1916, ou seja há 98 anos, embora, oficialmente, seja assinalada a data de 2 de Maio de 1937, como se fosse essa a da fundação e início da actividade de tão prestimosa e antiga Corporação.
Nestas páginas e sempre que a oportunidade se depare, continuaremos, a lembrar, e a denunciar, um “crime de lesa memória”, como aquele que, de há muito, vem sendo cometido, por negligência ou ignorância, contra a história e os seus protagonistas (muitos deles ainda com familiares na vila) da criação dos Bombeiros Voluntários de Nisa.
Os dados que compilámos pretendem repor um pouco da história inicial desta Associação Humanitária, pelo respeito quer pelo seu próprio historial, quer sobretudo pelo dever de homenagem àqueles homens que, na primeira vintena do século passado, uniram esforços de forma voluntária para acudir a situações graves, mormente de incêndios agrícolas.
O nº 7 do semanário nisense "As Férias", jornal que se publicou em Nisa nos anos de 1916 e 1917, traz a notícia da criação dos Bombeiros Voluntários, destacando nesta iniciativa a acção desenvolvida pelo cidadão José da Graça Vieira. A foto que reproduzimos é de 1922 e foi tirada junto à antiga casa da D. Adelina, hoje propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Nisa. A foto mostra a formação dos Bombeiros Voluntários de Nisa já devidamente fardados e equipados, o que só por si demonstra o trabalho anteriormente desenvolvido pela Corporação. Há, ainda, inúmeros documentos comprovativos que ilustram a actividade dos nossos Bombeiros a partir de 1916, de que são exemplo aqueles que aqui mostramos, como curiosidade para todos os nisenses e alerta (mais um) para os dirigentes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nisa, a quem compete, sem mais demora, preparar as comemorações do centenário da prestigiada Corporação e recolocar os nossos Bombeiros no lugar que, justamente, merecem.
Receitas em Janeiro de 1917
Receita da Corporação até 7 de Janeiro-- 1.034$78
Receita dos jogos (mês de Janeiro)-- 8$34
95 mensalidades (quotas) cobradas-- 13$72
Despesa mais significativas (Janeiro/1917)
Circulares para o bazar-- 1$15
Um candeeeiro-- $55
Ordenado do contínuo-- 6$00
Almotolia-- $12
20 Apitos-- 9$56
Petróleo (10 litros)-- 1$86
Tremoços para os jogos - - - - $16
Despesa mais significativas (Fevereiro/1917)
Ordenado do contínuo-- 6$00
Limpeza da sede da Corporação-- $40
Ferragens para o sinal de alarme-- 5$00
Caixa para o sinal de alarme-- $60
1 Bilha e 3 púcaros para a água-- $12
25 de novembro de 2014