quarta-feira, 13 de julho de 2016

HISTÓRIA: Nisa no roteiro dos castelos de Portugal

Descrição
A antiga fortaleza de Nisa, cuja construção se ficou a dever à Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Salomão, ditos Templários, teve um término de obras no ano de 1296. Hoje em dia, naturalmente, a modernidade açambarcou parte da grandiosidade de outrora, mas a aura misteriosa e de grande relevo histórico permaneceu, muito por obra da permanência dos frades da Ordem de Cristo que, deste local, extraíam imensos produtos, entre os quais se destacavam carne, vinho e cereais, por assim dizer ainda os três elementos mais famosos da região, no que ao comércio diz respeito. O que temos de visitável, no que ao castelo de Nisa diz respeito, é, basicamente, troços da antiga muralha fortificada, que jamais deixou os seus habitantes ficar em situação de aflição, sendo a barreira mais notória ante as investidas externas, assim como a magnífica Porta da Vila, que não nos cansámos de admirar, em arco de volta redonda e a Porta de Montalvão, perto de uma das torres na outra extremidade do monumento.
Outros motivos de interesse: Nisa é, por excelência, a terra do queijo homónimo, levando a que muitos visitantes aqui se desloquem com o intuito de adquirir essa bela iguaria, aproveitando, então, para degustar a carne alentejana, alimento de qualidade certificada, e provar os belos tintos da região. No campo arquitectónico, percorrer o interior das muralhas de Nisa é deparar com a história ao vivo, com realce para a Ermida de Nossa Senhora dos Prazeres, o Pelourinho local e a Igreja da Misericórdia.
Pedro Silva in www.ellibtrepensador.com - 26/2/2009
NOTA: O autor do texto, talvez por erro ou confusão, menciona a ermida da Senhora dos Prazeres no interior das muralhas, querendo referir-se, talvez, à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça.