quarta-feira, 27 de abril de 2016

VIDAS: O saber e a idade de Joaquina Mendes

O exemplo do Percurso RVCC de um adulto
Joaquina da Graça Mendes é um exemplo de vida. Porquê?
Ora veja-se: aos 67 anos, inscreveu-se no Centro Novas Oportunidades de Nisa, com o objectivo de melhorar a sua qualificação. Até aqui, nada de novo, pois a maioria dos adultos também o faz pelo mesmo motivo.
Contudo, enquanto o objectivo (legítimo) de subir na carreira também faz correr muita gente aos CNO’s, uma cidadã que não terá essa ambição na sua vida, procurou cumprir um sonho antigo, que as contrariedades da vida se encarregaram de lhe retirar. Pois é, a D. Joaquina Mendes tinha como habilitações literárias a antiga 3ª Classe, o tempo de "outros tempos" não deu para mais… por muita vontade que houvesse.
Foi por estas razões que a D. Joaquina da Graça Mendes fez questão de lhe serem reconhecidas, validadas e certificadas as suas competências, no nível B1 (antiga 4ªClasse).
A pergunta que se põe é: O que faz correr uma senhora, com esta idade, a um CNO e estar disposta a fazer o que for necessário, para dar asas à concretização de uma velha vontade?
A resposta só pode ser força, vontade de evoluir, perseverança e humildade.
Assim foi, o processo iniciou-se, desenvolveu-se e finalizou-se, tendo esta formanda estabelecido com todos os elementos do Centro Novas Oportunidades de Nisa, as mais saudáveis relações de amizade, cordialidade, respeito e admiração.
Foi desta forma que, no dia 26 de Fevereiro último, se concretizou a sua certificação no nível B1, tendo à semelhança de todos os outros formandos presentes a Júri, recebido os parabéns de todos os elementos que constituíram o Júri de Validação.
Parecia que para a D. Joaquina Mendes tudo tinha terminado neste dia, no que diz respeito ao seu percurso académico. Não senhor!
Depois de ter sido incentivada, inicialmente pela equipa técnico-pedagógica que consigo trabalhou, também o foi, naquele dia que ficará gravado na sua memória (26 Fev. 09), por outros elementos do Júri, nomeadamente pelo Sr. Avaliador Externo, a não parar, visto a certificação em B2 (6ºAno) estar ali tão perto.
Mas, incentivos há muitos e em todos os momentos do processo, daí que tivesse sido com um enorme gosto e admiração que o CNO de Nisa recebeu novamente a adulta Joaquina da Graça Mendes para continuar o seu percurso de formação (ser certificada no nível B2), provando desta forma a quem ainda tinha dúvidas que a idade é o menos importante quando se quer envelhecer activamente, acompanhando as evoluções da vida e elevar a sua auto-estima.
Constituindo a formanda Joaquina da Graça Mendes um exemplo de vida, é com enorme alegria que toda a equipa do Centro Novas Oportunidades de Nisa lhe apresenta os mais sinceros parabéns.
A Equipa Técnico-Pedagógica do CNO de Nisa
http://cnonisa.blogspot.com 25/11/2009