sexta-feira, 29 de julho de 2016

NOVO CÔNSUL HONORÁRIO DE TOURS É DE NISA

Uma honra para toda a Comunidade Nisense
Ilídio Luís Balonas Palheta, natural de Nisa, tomou posse no passado dia 2, como novo Cônsul Honorário de Tours.
A nomeação para o cargo foi proposta pelo Embaixador de Portugal em Paris, António Monteiro que teve em conta o percurso profissional de Luís Palheta, que o diplomata considerou "exemplar".
Ilídio Palheta, ainda criança, emigrou para França com os pais e irmãos, na década de 60 do século passado. Em França e após concluir a instrução primária, trabalhou na construção civil e aos 18 anos emigrou para os EUA, onde esteve durante cinco anos, vivendo algum tempo também no Canadá.
Regressou a França em 1979 e retomou os estudos, primeiro em Contabilidade e depois em Direito, tendo concluído o curso em 1988 na Universidade de Poitiers.
Exerce a advocacia desde 1989, primeiro como estagiário, durante dois anos, depois como profissional independente, situação que alterou em 2006 quando iniciou a colaboração com dois sócios e três colaboradores.
Especializado em Direito do Trabalho, área em que a sua actividade em toda a Touraine é mais conhecida, Ilídio Palheta é também professor na Universidade de Tours no Institute d´Administration des Entreprises, ao nível do Master.
Ilídio Palheta, acaba de ser escolhido pelas autoridades diplomáticas, para representar Portugal na região de Tours, no centro de França. A distinção como Cônsul Honorário, sendo um sinal de reconhecimento pelo prestígio que alcançou, representa, também, uma honra para toda a comunidade nisense espalhada por França e para a sua Nisa, a terra onde nasceu e que, não lhe tendo oferecido grande coisa, despertou nele o instinto e a vontade, indomável, de lutar, aprender e chegar mais longe.
Notícia completa no Jornal de Nisa - nº257