sexta-feira, 22 de abril de 2016

NISA - Nisenses Ilustres: Silvestre Maria Figueiredo

Nasceu em 11 de Julho de 1902 na freguesia de Nossa Senhora da Graça, concelho de Nisa e faleceu em 06 de Fevereiro de 1976. Tendo concluído o curso do Magistério Primário em 1920, na Escola Normal de Portalegre, desenvolveu uma brilhante carreira docente que interrompeu em 1939, por ter sido nomeado adjunto do Director do Distrito Escolar de Braga.
Na carreira administrativo-pedagógica foi nomeado sucessivamente Director Escolar em Faro, Braga e Castelo Branco e nomeado inspector-orientador do Ensino Primário em 1945.
A sua sólida cultura pedagógica e as suas extraordinárias qualidades pessoais granjearam-lhe o respeito e a admiração dos docentes e dos superiores, constituindo, para muitos, o modelo de inspectora imitar.
Atingido o limite de idade, passou à aposentação em 1972.
A par da notável acção desenvolvida no âmbito da educação, teve um papel relevante como colaborador de jornais e revistas, foi membro de diversos organismos religiosos, conferente e acérrimo defensor do Alentejo e da sua terra natal.
Em reconhecimento pela sua dedicação à causa da educação e das suas qualidades pessoais e profissionais, o Presidente da República condecorou-o com a Ordem da Instrução Pública.