domingo, 17 de abril de 2016

MEMÓRIA DE NISA: A Barraca da Ti Parreira

Nas Festas da Póvoa na década de 60 havia uma ou duas barracas que sempre marcavam presença. A da Ti Parreira de Nisa era a alegria da pequenada. Vendia tremoços, amendoins e, entre muitas outras coisas, umas garrafinhas de refresco de groselha com palhinha. A palhinha já não era de palha, mas ainda não era de plástico como hoje. Era de um material quebradiço e, por isso, de vez em quando estragavam-se.
Logo no primeiro dia de festa a Ti Parreira, que vinha de carroça, montava a sua barraca de pano às riscas e balcão forrado a papel rendado e colorido, normalmente em frente à Igreja da Misericórdia. Do outro lado ficava a barraca da massa-frita, outra que nunca faltava.
Por cinco tostões a malta pequena regalava-se com as garrafinhas de groselha.
Nestes tempos de play-stations e telemóveis é difícil compreender como coisas tão simples podiam fazer a alegria de tantas crianças.
É com saudade e carinho que recordo hoje a Ti Parreira.
Um agradecimento especial ao amigo Mário Mendes de Nisa que fez o favor de fornecer a foto. 
Jorge Rosa
NR: Maria Antónia Parreira (a Ti Parreira) nasceu em Nisa em 1912 e tal como refere o texto-recordação de Jorge Rosa foi uma mulher dinâmica que palmilhou as feiras e festas da região, fazendo a alegria da pequenada. Era presença constante e obrigatória na romaria da Senhora da Graça e este artigo mais do que a memória de uma época, constitui também, uma homenagem às pessoas simples, que, com as suas "artes e engenhos" tornavam a vida um pouco melhor, mais alegre e menos penosa.