quarta-feira, 9 de março de 2016

MEMÓRIA VIVA: Os Joe´s Garage Blues Band

De pequenos grupos, pessoas e associações (também) se faz a Memória Viva de uma terra e região. Hoje, recordamos um grupo “emblemático” de música moderna, no início dos anos 80: Os Joe´s Garage Blues Band.
Reuniam-se em casa do Eduardo Ferreira, na rua da Devesa de Cima, numa cavalariça.
Era aí que ensaiavam as suas músicas, com simplicidade, na presença de amigos, entre os quais me contava. O António Ruiz, na bateria, o Eduardo Ferreira na viola baixo e o João Miguéns na guitarra. Ainda ensaiaram em dependências da Câmara de Nisa, mas agora ninguém os apoia e, com músicas novas, gostavam de regressar.
O Eduardo, após a morte da mãe, emigrou e apenas o vi uma única vez, numa festa de passagem de ano, numa herdade para os lados do Monte Claro.
Gostava de o voltar a encontrar e que eles voltassem a tocar, talvez na próxima Feira de Gastronomia de Nisa, quem sabe?
Como o Eduardo partiu, continuam sem sítio para se reunirem e nas suas casas, muito pequenas, não têm espaço, nem condições para montar a aparelhagem e fazerem os ensaios.
Têm solicitado apoio em instalações, à Câmara, mas esta ainda não lhes deu a resposta esperada.
Os Joe´s Garage fizeram a primeira parte do concerto dos GNR (Grupo Novo Rock), na altura, ainda não era liderado por Rui Reininho, num espectáculo realizado no celeiro da EPAC, na Estrada de Tolosa.
As suas músicas divertidas, irreverentes e de forte batida, ficaram na memória de alguns dos apreciadores desta banda nisense.
Quem não se lembra de temas como “As garotas”, com letra e música de Eduardo Ferreira (Al Capone), ou da “Gelataria Girassol”, do António Ruiz?
O Toninho e o João Manuel continuam por cá e com o gosto pela música, mas nunca são convidados para concertos na nossa vila, porquê?
Por que não na próxima Feira de Artesanato e Gastronomia trazerem cá o Rui Reininho e a sua banda, e voltarem a pôr os Joe´s Garage Blues Band no activo?
Seria uma boa oportunidade concedida a músicos locais, colocando, talvez, o João Ventura (enfermeiro) que tocava saxofone na banda filarmónica de Nisa, a substituir o saudoso Eduardo Ferreira.
São mais “filhos de Nisa” que muitos que por aí andam...

Rui Manuel Fraústo Basso Telo Gonçalves - 29/4/2007