terça-feira, 19 de julho de 2016

João Gomes Esteves recebe "Medalha de Ouro" da AIP

João José Correia Gomes Esteves, 1º Vice-Presidente da CEP – Confederação Empresarial de Portugal, foi agraciado com a Medalha de Ouro da AIP – Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria, pelo "grande contributo e dedicação que tem prestado à vida empresarial e à sociedade portuguesa", como frisou o Presidente Jorge Rocha de Matos na cerimónia comemorativa dos 174 anos da AIP, realizada no passado dia 28 de Janeiro, em Lisboa.
"Tem dado enormes e valiosos contributos para o associativismo empresarial, especialmente como membro da direcção da AIP e de outras importantes associações, como a CIP, a APIFARMA, a Câmara de Comércio Luso - Americana, e também, recentemente como mentor e presidente da Comissão Instaladora que acaba de conduzir à criação da nova CIP – Confederação Empresarial de Portugal" – destacou Jorge Rocha de Matos na apresentação do homenageado, que recebeu a "Medalha de Ouro da AIP-CCI".
Persistente nos seus objectivos, João Gomes Esteves "tem desenvolvido uma missão de capital importância no apoio institucional às empresas, quer através das suas intervenções a nível nacional quer como dirigente em organismos internacionais como a BUSINESSEUROPE, a European Federation of Pharmaceutical Manufactures & Associations, entre outras".
João Gomes Esteves, que dedicou grande parte da sua vida ao associativismo e à defesa das causas da sociedade civil, desempenhou cargos da maior relevância, que resultam do prestígio que lhe é reconhecido e da sua capacidade de liderança, gerando consensos e contribuindo para o esforço colectivo de valorização dos ideais que defende.
No recente processo de constituição da Confederação Empresarial de Portugal, que resulta da integração das componentes institucionais da AEP – Associação Empresarial de Portugal e da AIP-CE – Associação Industrial Portuguesa – Confederação Empresarial na CIP – Confederação da Indústria Portuguesa, João Gomes Esteves desempenhou com grande competência um papel da maior importância, tendo sido o Presidente da sua Comissão Instaladora.
Tendo assumido essa responsabilidade em finais de 2009, João Gomes Esteves conduziu os entendimentos que levaram a que, depois de mais de duas décadas de tentativas não sucedidas para constituição de uma cúpula do associativismo empresarial, tivesse sido possível assinar em Junho de 2010 um acordo entre a AEP, a AIP e a CIP de que resultaria a constituição da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, cujos estatutos foram aprovados em Julho de 2010 e que elegeu os seus primeiros Corpos Sociais no início de Janeiro passado.
Segundo João Gomes Esteves, a atribuição da Medalha de Ouro da AIP "representa somente o reconhecimento da relevância do trabalho desenvolvido na defesa dos interesses das empresas no quadro do associativismo de cúpula", mas é, acima de tudo – acrescentou – "um incentivo a que os passos que foram dados no passado estimulem os que agora foram eleitos para, como pioneiros, desbravarem o caminho que há a percorrer para a consolidação do associativismo empresarial em Portugal".
O homenageado, actualmente 1º Vice-Presidente da CIP e Vice-Presidente da AIP, é Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Médicos Veterinários e da mesa da Assembleia Geral da Associação dos Antigos Alunos de Medicina Veterinária de Lisboa; membro do Conselho Geral da Universidade Técnica de Lisboa, da Comissão de Redacção dos Estatutos da Faculdade de Medicina Veterinária da UTL e da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
O contributo de João Gomes Esteves à causa associativa estende-se a outras organizações da sociedade civil: curador da Fundação AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração de Pessoas Deficientes; membro da Associação Nisa Viva, fundador e dinamizador da primeira fundação na área da indústria farmacêutica em Portugal, a Fundação Merck Sharp & Dohme; membro do conselho geral da Fundação Portuguesa de Cardiologia e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Valormed.
A importância que sempre atribuiu à formação empresarial especializada levou-o a tornar-se bolseiro da OCDE e a cursar, depois, no INSEAD-Fontainebleau, na AESE-Lisboa, em Oxford-Reino Unido, em Columbia-EUA.
João Gomes Esteves: Um percurso notável
João José Correia Gomes Esteves nasceu em Nisa, a 22 de Janeiro de 1944, tem hoje 67 anos. Ainda em criança partiu para Marvão, vila onde ainda hoje tem uma casa que visita frequentemente. Ali cumpriu o Ensino Primário. Já em Portalegre, passou pelo Colégio de Santo António e pelo antigo Liceu, onde concluiu o antigo 7º ano, hoje 12º.
Pouco depois, o jovem Gomes Esteves rumou para Lisboa, onde foi bolseiro da OCDE e onde se formou em medicina veterinária, profissão que nunca viria a desempenhar.
Sucederam-se então múltiplas formações e pós-graduações nas áreas de gestão, e administração e finanças, muitas delas realizadas no estrangeiro (França, Inglaterra, Estados Unidos).
Em pouco tempo, Gomes Esteves passou de director dos serviços do Instituto Nacional de Investigação Industrial a director e presidente do Grupo Merck Sharp & Dohme, um cargo que implicou um grande sentido de missão não só nacional, mas também internacional.
No que respeita ao associativismo, também cedo começou a dar os primeiros passos. Logo na faculdade, foi presidente da Associação de Estudantes e, nos anos 80, Gomes Esteves começou a presidir a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma), onde ainda hoje preside a Mesa da Assembleia.
Foi vice-presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) e é hoje 1º vice-presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CEP), tendo sido o presidente da sua Comissão Instaladora.
Texto e fotos in "Fonte Nova" - 22/2/11