sexta-feira, 29 de julho de 2016

NISA: Memória Histórica

ROUBO DE MEL
Câmara Municipal - Correspondência expedida – Anno de 1905
12/4/1905 - Carta ao Juiz
Hontem, o regedor da freguesia de São Matias, d´este concelho, apresentou-me sobre prisão Manoel Simplício *, solteiro, filho de Álvaro Dias *, do Monte da Velada, por ter sido encontrado, hontem, por 10 horas da manhã, no sítio do carqueijal, a roubar o mel de uma colmeia, pertencente a Francisco Toco, morador no Monte do Cacheiro, sede da referida freguesia.
E ainda mais por se lhe attribuir cumplicidade na deterioração de 30 colmeias, de differentes indivíduos, desde o ultimo Entrudo até ao presente.
Deu hontem entrada na cadeia, aonde ficou à disposição de Vª Exª. São testemunhas da occorrencia João Thomaz, moleiro, casado, António Freire, solteiro, ambos moradores no Monte da Velada da já dita freguesia.
O Administrador do concelho – Joaquim Lopes Subtil
* Estes nomes foram alterados para preservação da identidade e memória dos visados
AS VARAS DO PÁLIO - Sessão de 20 de Março de 1877
Também deliberou a Câmara que estando próximo o dia de Páscoa se devião convidar os cidadãos que havião de levar as varas do Palio e a Câmara deliberou convidar os seguintes:
Dr. António Diniz Vieira, Dr. José da Graça Pereira Roza, Dr. Balthazar Mouzinho de Vasconcellos Almadanim, António Maria Caldeira Tonilhas, José Pedro Pestana Goulão, e finalmente José Maria Diniz Vieira, e que destas nomiações se fizessem os competentes convites com a necessária antecipação.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA - Sessão camarária de 27/2/1877 
Mais deliberou a Câmara que visto já terem chegado seis candieiros para a illuminação desta villa, se colocassem um na esquina da caza de Vicente José Berço na Rua das Adegas, outro na esquina da caza de José Maria Deniz Sampaio; outro na esquina da estalagem de Dona Antónia; outro no fim da caza onde vive o escrivão de Fazenda, junto à caza de Joaquim Carita Themudo no Terreiro; outro à quina da casa onde vive Joaquim Coelho e outro finalmente à esquina da caza onde vive o serralheiro para o lado da rua do Mourato.