sexta-feira, 15 de julho de 2016

Duas artesãs de Nisa concorrem ao Prémio Nacional de Artesanato 2009 - "Fios, Teias e Tecidos"

Dois trabalhos de artesãs nisenses, Antónia Carita Dinis Polido e Maria da Conceição Moura Marzia, disputam o Prémio Nacional de Artesanato 2009 que será atribuído durante a FIA - Feira Internacional de Artesanato que decorre de 27 de Junho 5 de Julho em Lisboa, na FIL – Parque das Nações e que este ano foi dedicado ao tema “Fios, Teias e Tecidos”.
As duas artesãs de Nisa integram o grupo de oito dos concorrentes que venceram a fase regional do Alentejo do “Prémio Nacional de Artesanato” tendo sido contempladas com um prémio pecuniário de 250 euros.
Instituído pelo do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional, o Prémio Nacional de Artesanato 2009 pretende distinguir os artesãos que prosseguem ou iniciam a actividade artesanal, privilegiando a sua capacidade criadora e inovadora, assumindo-se igualmente como um factor de valorização social e profissional de todos os artesãos.
O Prémio subdivide-se nas categorias de Artesanato Tradicional e Artesanato Moderno. Na categoria de artesanato tradicional são consideradas peças que apresentam cunho tradicional, nos aspectos estéticos e culturais e que não incorporem materiais ou processos que desvirtuem a qualidade do produto artesanal. Na categoria de artesanato moderno é admitida e encorajada a inovação do design dos produtos e dos materiais utilizados, desde que sejam respeitadas as exigências ambientais, não sendo admitidas peças que incorporem utilização de máquinas que desvirtuem a qualidade do produto artesanal.
A Câmara Municipal de Nisa divulgou junto dos artesãos do concelho os objectivos e regulamentos do Prémio e apoiou a apresentação de candidaturas junto da Delegação Regional do Alentejo do IEFP.
Na fase regional foram seleccionados trabalhos das artesãs Maria da Conceição Marzia que concorreu com uma colcha de arte aplicada pregada a ponto de grilhão e de Antónia Polido que apresentou a concurso um cobertor bordado a ponto de cadeia também designado como coberjão. Ambas viram os seus trabalhos serem seleccionadas para o concurso nacional e serem expostos na Feira Internacional de Artesanato, a decorrer na FIL até 5 de Julho. Nessa altura se saberá se o júri do concurso contemplou alguns dos trabalhos e a criatividade das artesãs nisenses.
O artesanato de Nisa é amplamente reconhecido pela sua beleza, genuinidade e características próprias. A sua qualidade tem sido consagrada nas sucessivas edições do Prémio Nacional de Artesanato. Peças do artesanato nisense foram regularmente seleccionadas para a fase nacional e em 2003 foi atribuído o 1º Prémio a uma obra do oleiro António Louro.
A decisão sobre os vencedores do Prémio Nacional de Artesanato será dada a conhecer no dia 4 de Julho, na FIA.
Notícia de 30/6/2009