terça-feira, 5 de julho de 2016

MEMÓRIA: A Companhia Teatral Rafael de Oliveira em Nisa (1941)

O programa é de Julho de 1941 e por ele se mostra a grande afeição das gentes de Nisa ao teatro.
Por aqui passava e estacionava durante meses, a Companhia Rafael de Oliveira, com o seu Teatro Desmontável e que em Nisa e arredores deixou um impressionante registo de admiráveis actuações. As pessoas mais idosas da terra ainda se lembram bem da permanência de Toni de Matos, o grande cantor romântico português e que em Nisa (ou Niza como vem no cartaz) frequentou a Escola Primária. Outros talentosos artistas tiveram aqui e por via da Companhia Rafael de Oliveira, o seu "baptismo teatral".
O espectáculo de teatro "A Calúnia" como tantos outros, eram complementados com variedades musicais e neste dia actuou o cantor Toni de Matos, acompanhado à guitarra e à viola por dois amadores locais, os "exímios tocadores" José Velez Metelo e José de Oliveira Ramos, conhecido e popular enfermeiro que desempenhou as suas funções no antigo Hospital da Misericórdia, na rua Capitão Pais de Morais. Um outro artista local indicado no programa foi Laurentino Ramalhete, tratado como "distinto amador" e que interpretou a sua "genial criação" Eu sou um Alho.
Esta "noite de arte, sensação e prazer" tinha preços módicos que iam desde as "meias-entradas" a 1 escudo até às "cadeiras" a 6 escudos. A "geral simples" que comportava o maior número de espectadores, custava 15 tostões. Estávamos em 1941, o espectro da guerra a pairar sobre o país e o mundo, ainda assim os artistas não "desarmavam" e levavam o teatro à "província" em companhias desmontáveis, sem apoios de ADNs e Câmaras, nem tão pouco utilizando os espectáculos pagos pelo povo para destilarem qualquer ingrediente de verborreia demagógica.