sábado, 4 de junho de 2016

NISA: Biblioteca Municipal - 25 Anos a promover a educação e cultura

É uma das mais pujantes estruturas culturais do município de Nisa. Por ali passam, diariamente, muitas dezenas de pessoas de todas as idades e ocupações. Vão pelos livros, pela leitura de jornais e revistas, viajam pela Internet ou, deleitam-se com os mais recentes êxitos musicais e cinematográficos, as exposições de arte e as representações teatrais.
Nem sempre foi assim. Há 25 anos, quando o sonho de muitos nisenses foi, finalmente, concretizado, e viram abrir-se, de par em par, as portas do antigo Clube Nisense, os serviços da Biblioteca Municipal, assentavam, basicamente, no empréstimo de livros.
Mas, desde logo, muitas centenas de crianças e jovens, ávidos de leitura e conhecimento, tomaram de “assalto” o vetusto edifício do antigo teatro, justificando, com a sua presença, a justeza do investimento municipal e augurando para a Biblioteca um futuro risonho, cheio de vida e de novas oportunidades.
O espaço tornou-se acanhado, para tanta gente sedenta de cultura, de histórias, de saber e de aventuras. Crianças e jovens, alguns adultos, que viajavam pelos livros, como hoje navegam pela Internet. A necessidade de novas, mais amplas e adequadas instalações passou de evidência a urgência, face ao número de leitores que frequentavam a Biblioteca e que tinha “disparado”.
A história destes 25 anos da Biblioteca Municipal de Nisa, que em 1993 mudou para as novas instalações da Praça da República é, pois, uma história de sucesso. Não tanto pelos livros e documentos que movimenta ou os serviços relevantes que presta à população do concelho, mas, porque, como garantem os seus animadores (não lhe vamos chamar funcionários), mais importante que os livros é fazer do local, um lugar de amigos.
O resto da história fica para Bento José Sabino Semedo, o actual responsável pela Biblioteca Municipal de Nisa, contar.
25 Anos é um percurso de vida com algum significado. No caso da Biblioteca de Nisa quais os traços mais salientes desde a sua criação até ao momento?
“Relativamente a esta questão destacaria três momentos que considero deveras importantes na vida da Biblioteca ao longo destes 25 anos.
Um primeiro momento é a decisão da Autarquia Nisense de permitir à população do Concelho o acesso aos livros e à leitura através da abertura da Biblioteca Municipal no dia 9 de Abril de 1982, nas instalações do Clube Nisense, local onde esteve até 1993.
O segundo aspecto determinante na vida desta instituição é a assinatura de um Contrato-Programa entre a Câmara Municipal e o Instituto Português do Livro e da Leitura, a 10 de Dezembro de 1987 tendente a instalar uma nova Biblioteca, melhor apetrechada e com maior dinâmica e cuja função passará pela prestação de um serviço cultural para toda a população do Concelho.
Finalmente o momento que eu considero, de momento, o mais importante para a vida deste espaço relaciona-se com a abertura das actuais instalações, na Praça da República, no dia 10 de Dezembro de 1993.
Não quero com isto dizer que não existam outras datas importantes, pois entretanto forma sendo criados novos serviços e consequentemente maior possibilidade de acesso à Biblioteca, mas são aqueles os momentos mais importantes na vida da Biblioteca Municipal de Nisa.”
A Biblioteca de Nisa foi criada como um pólo da difusão do livro e da leitura, mas ao longo destes anos assumiu-se, também, como uma importante - diria quase única - estrutura de dinamização cultural da sede do concelho. Como avalia o desempenho a este nível e até que ponto uma situação (a cultura, em geral) colidiu com, ou tornou complementar, a actividade base?
“Como sabe o conceito de Biblioteca foi-se alterando ao longo dos tempos e as funções inerentes a uma instituição deste género que passavam quase exclusivamente pela disponibilização de livros para leitura passaram a ter outras dinâmicas que para além do aspecto inicial que levou à sua edificação trouxeram consigo acções de dinamização cultural, as quais não poderiam passar despercebidas à população.
Sabendo-se que em concelhos como Nisa onde a população é envelhecida e existem elevados índices de iliteracia compete à Biblioteca Municipal criar dinâmicas que permitam o acesso sem restrições de toda a população e nada melhor que encetar acções de animação cultural para atrair novos públicos a esta instituição.
Não é objectivo da Biblioteca sobrepor-se a qualquer actividade de animação sócio-cultural, pelo contrário tem sido palco de acções dinamizadas por Associações, Instituições ou grupos informais, mas uma vez que possuímos espaços concebidos para a realização desses eventos devemos aproveitá-los da melhor forma porque um potencial leitor poderá, amanhã tornar-se num leitor activo.”
Como tem sido a evolução do número de leitores da Biblioteca Municipal ao longo deste período de actividade? Quem são os frequentadores/utilizadores da Biblioteca Municipal?
“Em traços gerais posso dizer que estamos no bom caminho e para ilustrar esta informação destaco o número de utilizadores que usufruíram da Biblioteca ao longo destes 25 anos de actividade.
Em termos de evolução da utilização posso informar que no ano seguinte à abertura da Biblioteca (1983) tivemos uma frequência de 3.407 utilizadores os quais requisitaram 5.993 documentos. Em 1993, ano da mudança de instalações da Biblioteca para o actual espaço, contámos 17.56 utilizadores, os quais requisitaram 28.52 documentos, finalmente, em 2006 contabilizámos 64.155 utilizadores, requisitando 40.059 documentos.
Relativamente a estes números podemos dizer que são o resultado de uma aposta no serviço que a Biblioteca presta à comunidade onde se insere, rentabilizando ao máximo os espaços que dispõe.
Relativamente ao perfil do utilizador deste espaço e fazendo fé nas recolhas estatísticas que vimos efectuando podemos dizer que o escalão etário que mais frequenta as instalações da Biblioteca situa-se entre os 30 e os 50 anos, sendo que no geral são os utilizadores do sexo feminino quem mais recorre aos nossos serviços.”
Apesar do êxito assinalável que constituiu a actividade deste pólo cultural, há, ainda, muita gente que, por um motivo ou outro não vem à Biblioteca. O que tem sido feito para atrair novos leitores ou utilizadores?
“ Quando apresentamos números como os que anteriormente mencionei é gratificante verificar que o grupo de utilizadores da Biblioteca está situado no escalão referido o que por si só quer dizer que fizemos um bom trabalho de base, isto porque se subtrairmos as idades aos anos de vida da Biblioteca verificamos que conseguimos captar aqueles que eram, à partida, potenciais leitores e que se vieram a fidelizar ao nosso trabalho.
Sabemos, no entanto, que temos um longo caminho a percorrer e para tal devemos dedicar especial atenção a alguns grupos que ainda não enraizaram o gosto pela leitura, e nos quais destaco as senhoras que por terem muitos afazeres não se deslocam com a mesma facilidade à Biblioteca que outros. Devemos ainda ter sempre presente os nossos utilizadores mais jovens pois incrementar o gosto pela leitura começa desde a mais tenra idade e embora nos últimos anos tenha sido uma grande aposta das actividades da Biblioteca, esta deverá assim continuar para que amanhã possamos ter leitores activos.
Para captar novos leitores temos vindo a criar alguns novos serviços para os quais as pessoas estão mais despertas e dentro dos quais destaco a Internet ou o Audiovisual, para além de um acervo documental que tenta manter-se actualizado, sempre de acordo com as solicitações dos nossos utilizadores, e ainda nestes últimos anos alargámos os nossos horizontes e temos disponíveis para leitura livros em diversos espaços públicos da vila como são cabeleireiras, residenciais, associações, e ainda durante a época de Verão levamos livros até às Piscinas Municipais.”
Considera o número de funcionários da Biblioteca suficiente para o trabalho que desenvolve? Se sim, como explica que, numa determinada fase, se tenha procurado alargar os horários de funcionamento (abertura na hora do almoço e aos sábados de tarde) e, quase sem explicação plausível, essa perspectiva tenha sido abandonada?
“O trabalho na Biblioteca tem vindo a evoluir ao longo dos anos e aquilo que anteriormente era um serviço para “desenrascar” actualmente, devido ao profissionalismo dos funcionários da Biblioteca, os quais habituaram os utilizadores a um serviço de excelência, passou a ser considerado como uma imagem de marca desta instituição, pelo que considero que o número actual de funcionários é o ideal para um bom desempenho deste serviço pois o volume de acções e de frequência assim o determina.
Relativamente à questão do horário trata-se de uma pergunta pertinente que os responsáveis pela Autarquia estão a tentar dar a devida resposta sempre considerando os superiores interesses da população aos quais se dirige este serviço.
A redução do horário de abertura ao público da Biblioteca teve em consideração diversas situações que observámos, de entre as quais a reduzida afluência em determinados períodos, bem como outras condicionantes de carácter funcional que naqueles momentos não nos era possível ultrapassar, mas quero dizer que num futuro, talvez a curto prazo, possamos retomar um novo horário para assim poder servir melhor os nossos utilizadores.”
O que será a Biblioteca de futuro, nos próximos 25 anos?
“Tal como todas as outras Bibliotecas a evolução estará sempre ligada às novas tecnologias. Como sabemos, actualmente surge-nos uma série de informação que é urgente tratar e disponibilizar. A Internet é um manancial de informação e os e-books são os aspectos que de momento começam já a ter alguma visibilidade.
O futuro será certamente a Biblioteca Digital, onde poderemos aceder a toda a informação que consigamos disponibilizar e em especial aquela que mais directamente diz respeito ao Concelho.
Como sabemos existe um grande número de documentação de autores do concelho, ou sobre assuntos que estão directamente relacionados com o nosso quotidiano que urge tratar e disponibilizar.
O futuro da Biblioteca será, certamente, trabalhar em cooperação com outras congéneres e alargar os seus horizontes para abarcar o maior número de utilizadores, o que poderá passar por levar as nossas práticas a todos os locais do concelho para nos tornarmos uma instituição de e para todos.”
Como responsável deste serviço, que mensagem gostaria de deixar aos leitores da Biblioteca Municipal?
“A Biblioteca possui um slogan que eu considero humano e que passa pela relação directa com os leitores ou utilizadores: “Muito mais que livros, um lugar de amigos”.
Esta é a forma como encaramos a nossa actividade fazendo deste espaço um lugar aberto onde todas as opiniões devem ser consideradas pelo que a mensagem que deixaria para todos os leitores actuais ou potenciais é para que nos visitem, pois trata-se de um local em que as portas estão abertas para todos sem quaisquer restrições, e depois verá se gosta de se juntar a este grande grupo que são a razão da nossa existência: os nossos leitores/utilizadores.”
in "Jornal de Nisa" - Abril de 2007