sábado, 18 de junho de 2016

Joaquim Zacarias: 20 anos de dedicação ao Sport Nisa e Benfica

Joaquim Zacarias terminou, há pouco tempo, 20 anos de actividade e dedicação ao Sport Nisa e Benfica, um percurso notável já que, cada vez mais, o dirigismo amador requer tempo, disponibilidade e, naturalmente, muitos sacrifícios. Joaquim Zacarias, com os dirigentes que o acompanharam ao longo de duas décadas, deixou um trabalho importante no Sport Nisa e Benfica, quer na vertente desportiva, ou ainda na melhoria das instalações desportivas.
Momento sempre de grande interesse e porventura de emoção e saudade é quando um dirigente resolve dizer adeus à colectividade que representou com dedicação e carinho.
É o caso de Joaquim Zacarias quando, no seu discurso de despedida, fez uma retrospectiva do trabalho desenvolvido e deu a conhecer despesas e receitas, melhoramentos na Sede Social, e o sentimento de gratidão para quem com ele se empenhou para honra e glória do Sport Nisa e Benfica. Joaquim Zacarias, após vinte anos, dos quais doze foram consecutivos na presidência do SNB deixou um agradecimento a todos os directores que com ele trabalharam, em especial para o presidente da Assembleia Geral, Arménio Morais, que sempre esteve ao seu lado, e sem esquecer os amigos João Correia (ex-Sacristão) e Pedro Mourato (Inácio).
Remodelação da Sede e Estatutos com mais de 60 anos substituídos
Num resumo do que foi feito principalmente nestes últimos doze anos, Joaquim Zacarias deixou estes dados: "Começámos por substituir os estatutos que existiam há mais de sessenta anos. Remodelamos totalmente a nossa sede depois de estar fechada uma década de anos e hoje podemos orgulharmo-nos da sede que temos. Foram feitas aquisições de todo o mobiliário existente, exemplo, mesas, cadeiras, televisores, frigorífico e arcas para o bar. O quintal ou logradouro existente em terra batida está totalmente cimentado e criamos novas infra-estruturas, balneários, casas de banho e pontos de electricidade para as actividades nocturnas".
Construídas duas bancadas no campo de jogos
No campo de Jogos foram feitas duas bancadas, lateral mais pequena e posterior a central incluindo as cadeiras para melhores condições dos associados, realçar o empenho de muitos sócios na colaboração da feitura das referidas bancadas, como exemplo os irmãos Caldeirinhas Eduardo e Luís. No mesmo seguimento foi colocada a casa da imprensa e respectivo camarote para os directores e convidados. Nos balneários foram feitas algumas melhorias incluindo pinturas e sistema de águas. Aquisição de frigorífico e arca para o bar do campo de jogos. Com todo o respeito pelos cola-boradores e porque se deve esta fonte de receita, em especial ao Adelino Serra, foi colocada a antena Optimus. Remodelámos totalmente o antigo palheiro e todo o terreno anexo ao campo de futebol, hoje parque de feiras e mercados. Foram feitas aquisições de frigorífico, arcas, e material para funcionamento dobar. Adquirimos duas viaturas para deslocações das equipas de futebol. Actualizamos e registamos todo o património do nosso clube, no que diz respeito à sede e terrenos", revelou.
Títulos e vitórias nos Distritais
"Na vertente desportiva, tanto a nível de seniores como no futebol juvenil podemos sentir-nos satisfeitos nos contributos, para além de boas classificações, deixamos um registo de vitórias assim descriminadas: Presença em três finais da A.F.P cat. Seniores. presença em três vezes na Taça de Portugal; duas taças da Associação de Futebol de Portalegre categoria de Seniores; três taças da Associação de Futebol de Portalegre categoria de Iniciados; uma taça da Associação de Futebol de Portalegre categoria de Juvenis; Campeões Distritais no primeiro campeonato de futebol de sete categoriade Infantis da Associação de Futebol de Portalegre e Campeões Distritais no primeiro campeonato de FutsaÏ na categoria de Seniores da Associação de Futebol de Portalegre.
Foi muito importante a criação de receitas próprias no clube para o futuro, coisa que não existia, à excepção da quotização, e subsídios que porventura nem sempre aparecem", concluiu Joaquim Zacarias.
Ainda a reter, o Sport Nisa e Benfica passou a ter receitas bem necessárias em face da organização da sua Direcção.
Investimentos e receitas
"Assim todo o investimento feito e praticamente liquidado começámos a tirar frutos: remodelação da sede; foi criado uma receita mensal de 350 euros Bar/ Restaurante; 750 euros Antena Optimus, receita mensal de cerca de 220 euros; remodelação do antigo Palheiro, uma receita anual bruta de 3.000 euros; parque de Feiras e Mercados, 500 euros e ainda a garantia de uma Tasquinha, receita bruta na feira de gastronomia de 2008 no valor de 6.000 euros. A título de curiosidade refira-se que a Fundação do Sport Nisa e Benfica surgiu no dia 1 de Outubro de 1935. Inicialmente com o nome de Sport Lisboa e Nisa, um sonho de Isaac Araújo, José da Piedade Pires, Esteves da Anunciada Cebola e António Maria Carolo.
A Homenagem ao guarda-redes Fernando Felício
Recentemente, o Sport Nisa e Benfica, e em especial Joaquim Zacarias, já como ex-presidente do Clube, adiantou-nos que 20 anos dedicados ao futebol e ao Nisa e Benfica, foram de facto muito importantes, ainda que com bons e maus momentos. Mesmo assim, está convicto que cumpriu o seu dever e, numa altura em que passou a fazer parte como Director da Associação de Futebol de Portalegre, realça que "ser dirigente requer muita disponibilidade. Em tempos de dificuldades acrescidas, a crise também atinge o futebol". Sobre a Homenagem a Fernando Felício adiantou que é muito justa pela sua dedicação ao Sport Nisa e Benfica. Em traços gerais aqui fica algo (escasso) do muito que Joaquim Zacarias deu ao Clube da sua afeição o Sport Nisa e Benfica. Saiu "com a consciência tranquila de quem procura, e até consegue, dar uma nova dinâmica a uma Instituição que faz parte dos Clubes com história no futebol distrital".
João Trindade in "Fonte Nova" - Julho 2009