sábado, 18 de junho de 2016

NISA: Morreu o Ti Caetano!

Nisa perde uma das suas figuras mais populares
Morreu o ti Caetano! No dia 15 de Agosto, foi esta a notícia que percorreu as ruas de Nisa. No dia anterior e bem longe da sua "vila" que ele tanto amava, Caetano Tomás São Pedro, 87 anos, exalava o último suspiro. Era a despedida da vida de alguém que tanto a exaltou e fez dela, a vida, um acto permanente de animação e divertimento.
De origem humilde, humilde foi a existência do ti Caetano, pintor, publicista, caiador, vendedor de pão, homem de mil funções, protagonista de histórias sem conta, malabarista da palavra e dos trejeitos, dos esgares e das caricaturas, figura popular que marcou a vila do século passado.
"Este homem se fosse aproveitado dava um actor de revista de primeira água", escrevi num texto sobre o ti Caetano e cuja recolha constituiu, ela própria, um dos trabalhos para o jornal mais hilariantes com que fui confrontado.
Coisa que já esperava e que, conhecendo como conhecia Caetano São Pedro, me obrigou a estudar e a definir previamente várias estratégias, para conseguir "furar" a muralha inexpugnável que se "escondia" por detrás daquele rosto e pose incaracterística, que tanto prenunciava indiferença como uma abertura e familiaridade pouco comum.
Era o "jogo das máscaras", um "jogo" e manual de expressões faciais que Caetano São Pedro usava com a mestria de um grande actor. Estas "poses" e a mudança repentina de uma atitude para outra, desconcertava qualquer pessoa, fosse ela um professor, um funcionário público, um agente da autoridade ou uma figura política grada da terra.
Se estivesse na calha ser ridicularizada pelos "dotes artísticos" de Caetano Tomás São Pedro - um "servidor de vossa excelência" -, este não recuava, fazia o seu "número" ou rábula e deixava o opositor sem reacção, incrédulo, entre o espanto e o burlesco da situação.
Num tempo em que a liberdade de expressão era cerceada, esta atitude, esta forma humana de encarar a vida, vinda de alguém que não tinha uma vida económica desafogada, antes pelo contrário, é ainda mais admirável.
Morreu o ti Caetano. Nisa perde uma das suas figuras mais populares. Por este e outros locais onde escreva, Caetano Tomás São Pedro, o "primo Caetano", continuará a viver, cavalgando na crista das histórias mirabolantes que protagonizou.
Mário Mendes - in "Jornal de Nisa" - nº 261 - 23/8/2008