segunda-feira, 6 de junho de 2016

Nisa festejou o Santo António - 2009

Marchas populares foram ponto alto da festa
A vila de Nisa celebrou uma vez mais, de 12 a 14 de Junho, as festas populares em honra de Santo António, uma organização que teve os apoios da Câmara Municipal e das juntas de freguesia do Espírito Santo e de Nossa Senhora da Graça.
Além do serviço de bar e quermesse, no recinto de festas, junto à Cruz das Almas, não faltou espaço para a animação musical, a cargo no primeiro dia dos Bombos de Nisa e do organista Nuno José, de Fortios, que abrilhantou o baile noite dentro.
No dia consagrado a Santo António, dia 13, houve uma procissão em louvor do santo, desde a Igreja do Espírito Santo até à capela que lhe é dedicada, seguindo-se a missa. Neste dia o baile teve a música do duo Mário & Companhia, de Proença-a-Nova.
No domingo, último dia de festa actuou o Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa e houve marchas populares de Santo António, acompanhadas por Domingos & Dias Santos.
Para além das manifestações próprias associadas a este santo popular e devidamente programadas, não faltaram por toda a vila, as iniciativas em cada rua. Música, bailaricos, fogueiras acesas para assar as sardinhas e saltar com prazer, lembrando outros tempos, a boa pinga, a festa no seu esplendor.
Noutras localidades do concelho, a população também não deixou de festejar estas tradições, reunindo-se à volta das fogueiras, comendo e bebendo, numa atitude de convívio que não deixa de se assinalar e onde a música popular não deixou de marcar presença e ritmo.

Para futuro registo etnográfico, aqui respigamos o tema das Marchas populares de Nisa (2009)
Aqui vem Nisa
Com arquinho e balão
Com as saias encarnadas
Jaquetinha e calção

Aqui vem Nisa
Das alegres cantarinhas
Dos lençóis de alinhavados
E delicadas rendinhas

Gente nova gente velha
Cá de Nisa
Em casa ninguém fica
Vem na marcha todo o povo
Desta terra
Da Fonte da Cruz à da Pipa

Ruas novas ruas velhas
Cá de Nisa
Anda tudo em alvoroço
Do Palácio à Devesa
De Santo António ao Poço

Gente nova gente velha
Desta terra
Vai tudo à Senhora da Graça
Padroeira desta Corte das Areias
Abençoai a quem passa

E á noite estouram
Foguetes no ar
E o balão sobe iluminado
É festa de Santo António
Sai gente de todo o lado.
Mário Mendes in "O Distrito de Portalegre"