sexta-feira, 27 de maio de 2016

FIA 09: Antónia Polido, artesã de Nisa distinguida

 Menção Honrosa do Prémio Nacional de Artesanato 2009
A artesã nisense Antónia Dinis Polido foi distinguida com uma menção honrosa do Prémio Nacional de Artesanato atribuído no âmbito da FIA - Feira Internacional de Artesanato que decorre até ao próximo domingo em Lisboa, na FIL – Parque das Nações.
O Prémio Nacional de Artesanato, promovido pelo IEFP, foi este ano dedicado ao tema "Fios, Teias e Tecidos". Com a atribuição do Prémio procura-se distinguir o trabalho dos artesãos, promover a actividade artesanal e incentivar a criatividade na defesa da qualidade e da inovação.
Pormenor do trabalho distinguido com uma Menção Honrosa
Antónia Polido candidatou-se ao Prémio Nacional de Artesanato com um cobertor bordado à mão – "coberjão". O trabalho foi seleccionado na fase regional organizada pela Delegação do Alentejo do IEFP. Na fase nacional do Prémio foi distinguido com uma menção honrosa na categoria de artesanato tradicional.
Os trabalhos seleccionados para a fase nacional do Prémio Nacional de Artesanato integraram a exposição "FIOS, FORMAS E MEMÓRIAS DOS BORDADOS RENDAS E TECIDOS" que esteve patente no Pavilhão do IEFP na FIA. Esta exposição permitiu uma rara visão de conjunto sobre a realidade múltipla do têxtil artesanal português. A exposição prolongar-se-á no tempo através da publicação de um catálogo, produzido com a intenção de se constituir, simultaneamente, como um registo e uma reflexão sobre as produções têxteis artesanais portuguesas.
A entrega dos diplomas referentes Prémio Nacional de Artesanato ocorreu no passado sábado, dia 4 de Julho, às 18h30 no pavilhão do IEFP na FIA.
Notícia publicada em 7/7/2009