terça-feira, 30 de agosto de 2016

Amável Silva, um montalvanense ilustre

Em 20 de Janeiro de 1909 nascia em Montalvão este ilustre Homem de Letras que, se fosse vivo, completaria agora 100 anos de idade. Trata-se da figura que todos os anos pelo 5 de Outubro é homenageada na Escola Garcia d’ Orta de Castelo de Vide, através da atribuição de prémios, com o seu nome, destinados aos alunos que mais se distinguiram neste estabelecimento de ensino.
Apesar de ter nascido naquela localidade do Concelho de Nisa, Amável Silva veio morar para Castelo de Vide com apenas um mês de vida, daí que se considerasse um genuíno castelovidense. Era filho do casal de professores Primários, de seus nomes Severiana e António Silva, ambos de Castelo de Vide. Aliás ambos exerceram na vila e muita gente ainda se recorda destas duas figuras que ensinaram tantos e tantos castelovidenses e não só.
Depois de ter estudado em Portalegre, Amável Silva foi para Lisboa onde, na Faculdade de Letras, se licenciou em Germânicas. Ainda na capital portuguesa foi professor de Liceu e posteriormente no Instituto Comercial. Sabemos também que esteve em Inglaterra a especializar-se na sua profissão.
As férias passava-as em Castelo de Vide na casa de família situada na Rua 5 de Outubro (ou dos Escudeiros). Aliás Amável Silva era uma pessoa muito ligada a esta vila, onde tinha muitos amigos, entre eles elementos da família Laranjo e Canário.
Esta notável figura faleceu, depois de prolongada doença, em Castelo de Vide a 5 de Outubro de 1976. Contava pois apenas 66 anos de idade.
O Prémio Escolar Dr. Amável Soares da Silva foi instituído pela viúva, num gesto de sentida homenagem, aquando da morte do professor. Este Prémio tem os seus estatutos publicados em Diário da Republica e é em valor pecuniário, sendo que parte da verba tem de ser investida na aquisição de livros.
Como curiosidade refira-se que Amável Silva foi um destacado professor que sempre se norteou pela competência e também exigência, sendo ainda hoje recordado pela sua pose muito gentleman, no bom sentido do termo. Ao que nos informaram, em Lisboa chegou mesmo a ser Professor do actual Presidente da Republica Portuguesa, quando este frequentou Instituto Comercial de Lisboa.
Aqui fica pois registada, em jeito de Homenagem, um percurso da vida deste notável castelovidense que nasceu há 100 anos. Agradecemos a amabilidade das pessoas que nos forneceram informações sobre o Dr. Amável Silva, sendo certo que este se resume apenas a um singelo e despreocupado artigo que pensámos ser de todo o interesse registar aqui e agora.
Entretanto conseguimos apurar que o espólio literário e documental do Dr. Amável Soares da Silva vai reverter a favor do Município de Castelo de Vide e da sua Biblioteca Laranjo Coelho.
Notícias de Castelo de Vide (blog)