quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Os 25 Anos da Reactivação da Banda de Nisa

Sede própria é fundamental para encarar o futuro
Para comemorar os 25 Anos do Ressurgimento da Banda de Nisa, acontecimento que teve lugar em Outubro de 1982, a Sociedade Musical Nisense, promoveu um conjunto de iniciativas de carácter musical e cultural, evocando 25 anos de actividade e também a criação da própria colectividade, fundada em 1988, na esteira e preservação do património da antiga Sociedade Phylarmonica Nizense, fundada no distante ano de 1844.Assim, no dia 29 de Setembro, decorreu em Nisa, um encontro de bandas, com a participação da banda anfitriã (Sociedade Musical Nisense) e as convidadas Sociedade Filarmónica do Crato e Banda Musical Alterense, uma iniciativa de grande brilhantismo e que trouxe animação e colorido às ruas da vila e ao seu largo principal, a Praça da República, onde teve lugar o concerto final que juntou as três bandas.
Estava dado o mote para as comemorações dos 25 anos do ressurgimento da Banda de Nisa, por ocasião da Feira de S. Miguel, em 1982, no Cine Teatro, com a primeira apresentação pública da “nova” banda que incluiu muitas crianças e jovens, formadas a partir do início desse ano e a que se juntaram músicos mais velhos e experientes, vindos de outras formações da Banda Municipal de Nisa.
O ressurgimento da banda em 1982, após um período, de certo modo longo, de inactividade, culminou um trabalho desencadeado anos antes e que contou com o apoio da Câmara Municipal de Nisa, presidida pelo dr. Carlos Bento Correia e tendo como vereador do pelouro da Cultura, o dr. José Manuel Basso.
A abertura de concurso externo como canalizador dos Serviços Municipalizados, do músico nisense António Maria Charrinho, a residir na Grande Lisboa, possibilitou a criação de uma escola de música, com a regência a cargo deste mestre, primeiro nas instalações da Sociedade Artística Nisense, colectividade a que nos primeiros tempos, a Banda esteve agregada e mais tarde num espaço cedido nas instalações do Cine Teatro de Nisa, que tem funcionado também como a sede provisória da SMN. Pelo meio, a renovada Banda de Nisa ainda utilizou para ensaios e para a guarda de material, o espaço da JAC (Juventude Agrária Católica) na capela de S. Francisco, anexa à Igreja Matriz e uma casa particular, na Urbanização da Fonte Nova.
Os 25 anos do ressurgimento da Banda de Nisa são, também, a história de uma associação que tem andado “com a casa ás costas”, ensaiando e programando actividades em espaços acanhados e sem um mínimo de condições, obstáculos que só com a boa vontade dos seus dirigentes e principalmente dos seus músicos têm sido ultrapassados.
Natural, pois, que os discursos na sessão solene realizada no passado sábado, no Cine Teatro de Nisa, antes da apresentação de um CD gravado pelos actuais grupos da Sociedade Musical Nisense (Banda, Orquestra Ligeira e Filarmonisa) tivessem incidido no desejo de realização do sonho maior que comanda a vida desta associação: a construção de uma sede social, com condições que permitam quer o crescimento da colectividade, quer, sobretudo, uma maior qualidade e afirmação no trabalho que vêm desenvolvendo na promoção da música e da cultura do concelho.
Na mesa da sessão estiveram o Governador Civil, Jaime Estorninho, a presidente da Câmara de Nisa, Gabriela Tsukamoto, o anterior e actual presidente da direcção da SMN, José Hilário e João Maia, respectivamente.
Todos foram unânimes em reconhecer, por um lado, o papel insubstituível das bandas filarmónicas e das colectividades que lhes dão vida, na educação musical de crianças, jovens e adultos e na ocupação dos tempos livres, para além da importância atribuída às bandas como detentoras de um vasto património cultural e na animação das festividades locais, aos mais diversos níveis.
Gabriela Tsukamoto prometeu empenhar-se na concretização do grande objectivo da Sociedade Musical Nisense, a construção da sede social, na Urbanização das Amoreiras e para a qual a associação dispõe de projecto já aprovado.
Com a sala do Cine Teatro de Nisa bem composta, a sessão prosseguiu tendo sido feita uma retrospectiva da vida da SMN nestes últimos 25 anos e presenteados os músicos que encetaram a caminhada em 1982 e que ainda integram os diversos agrupamentos musicais da associação.
Seguiu-se a apresentação pública do CD gravado em Agosto, durante três dias, no Cine Teatro, tendo para o efeito actuado a Banda, a Orquestra Ligeira, e grupo de metais, Filarmonisa.
Mais tarde, na Igreja Matriz foi celebrada uma missa por intenção dos antigos músicos e dirigentes já falecidos.
Um jantar convívio que juntou cerca de 200 pessoas no salão de festas do Sport Nisa e Benfica encerrou a festa evocativa da reactivação da Banda de Nisa há 25 anos, período de actividade bem documentado numa exposição que pode ser vista no átrio do Cine Teatro.
Mário Mendes - in "Jornal de Nisa" -Nº 241- 17/10/2007